Loading…

gestão de riscos Qual a diferença entre Agentes e Riscos Ambientais?

gestão de riscos

Os termos agentes e riscos apresentam significados bem diferentes e saber distingui-los é essencial para evitar situações que possam causar danos à saúde do colaborador no ambiente de trabalho.

Para definirmos o que são riscos ambientais, primeiramente precisamos entender o que são os agentes ambientais. Em suma, esse agentes são substâncias ou elementos que estão presentes no ambiente de trabalho e dependendo da sua natureza, intensidade, concentração e tempo de exposição podem ocasionar uma situação de risco. Isto é, quando esses agentes estão acima dos limites de tolerância são capazes de prejudicar a saúde e integridade física dos trabalhadores, se tornando então riscos ambientais.

Portanto, um agente ambiental só se torna um risco ambiental se ele afetar a saúde do trabalhador. Se ele estiver dentro dos limites pré-estabelecidos, ele é apenas um agente.

Evitar ou, ao menos, minimizar os efeitos potenciais dos riscos ambientais só é possível através do gerenciamento dos agentes ambientais. Controlar estes agentes minimizará a probabilidade de acidentes de trabalho ou de um funcionário se contaminar com uma doença ocupacional.

 

Gestão de Riscos Conheça o software Portal ISO, uma ferramenta completa para o Gerenciamento de Riscos e Oportunidades, com inúmeras funcionalidades que podem ser utilizadas para avaliar, abordar e monitorar riscos e oportunidades. O Portal ISO possui uma Análise SWOT completa. Os gráficos e relatórios para Gestão de Riscos e Oportunidades gerados pelo Portal ISO facilitam a tomada de decisão baseada em evidência. Para quem deseja conhecer melhor as funcionalidades do Portal ISO, é possível realizar um teste gratuito. Para mais informações, clique aqui.


Anúncio