Quais são as etapas de um processo de Gestão de Risco?
O gerenciamento de risco está relacionado ao planejamento e controle de incertezas futuras. Seu principal objetivo é diminuir a probabilidade e o impacto dos riscos negativos em uma organização. Quanto mais os riscos são controlados maior será a chance da empresa obter os resultados almejados. Dessa forma, a Gestão de Riscos se baseia em quatro etapas:
Identificação
A identificação busca determinar quais riscos podem afetar o desempenho da organização. Para isso, pode ser utilizadas diferentes ferramentas e técnicas. Sempre haverá riscos desconhecidos, sendo assim, o processo de identificação não se limita a primeira etapa, pois novos riscos podem ser detectados durante todo processo de gerenciamento. Nessa etapa deve-se classificar e documentar pontos importantes para gestão dos riscos, considerando aspectos como a origem do risco, o tipo de impacto e a consequência que esse risco causará.
Análise
Durante a análise, o objetivo é caracterizar o risco e mensurar a sua relevância. Essa etapa é divida em análise qualitativa e quantitativa:
-
Qualitativa – determinar o nível de importância do risco. Sendo classificado em dois critérios: a probabilidade de ocorrência e a sua consequência, ou seja, o impacto nos objetivos da empresa;
-
Quantitativa – avalia como os riscos priorizados na análise qualitativa podem afetar os resultados finais. É realizada a análise por meio de dados e números sobre o custo e tempo, considerando o grau de incerteza. Assim é possível estabelecer quais serão os prejuízos e quais os recursos serão necessários para minimizar essa incerteza.
Tratamento
Tendo como base os resultados da identificação e análise dos riscos será possível definir o tratamento para esses riscos. Quando o nível de importância do risco é muito alto, é necessário estratégia de mitigação mais agressiva. Para risco com nível médio, a estratégia pode ser moderada. E para risco com baixo nível de importância, a estratégia pode ser mais simples. Em geral, essa etapa serve para ter um controle sobre os riscos, definindo um plano para tratar ou modificar os riscos negativos.
Monitoramento
Para certificar que o tratamento de risco foi eficaz, é preciso acompanhar os pontos e ações que foram definidos e corrigidos. Dessa forma, essa etapa verifica se o risco está sob controle ou não. A definição de indicadores de desempenho ajudará no monitoramento. Eles poderão fornecer as informações certas para a tomada de decisão, para minimizar o efeito dos riscos na empresa.
Conheça o software Portal ISO, uma ferramenta completa para o Gerenciamento de Riscos e Oportunidades, com inúmeras funcionalidades que podem ser utilizadas para avaliar, abordar e monitorar riscos e oportunidades. O Portal ISO possui uma Análise SWOT completa. Os gráficos e relatórios para Gestão de Riscos e Oportunidades gerados pelo Portal ISO facilitam a tomada de decisão baseada em evidência. Para quem deseja conhecer melhor as funcionalidades do Portal ISO, é possível realizar um teste gratuito. Para mais informações, clique aqui.