O que diz a Norma ISO 31000 – Gestão de Riscos?
Para que uma empresa seja bem sucedida, é fundamental que haja uma direção estratégica a ser seguida. Todas as atividades precisam ser realizadas de acordo com os princípios determinados, tendo em mente os objetivos da organização.
Sendo assim, políticas devem ser definidas para servirem como diretrizes que determinam o modo que a empresa irá agir. É preciso cultivar comportamentos que estejam alinhados com a direção estratégica da empresa, fortalecendo a cultura organizacional e os processos de missão, visão e valores da entidade.
A política de Gestão de Riscos tem como objetivo elaborar, divulgar e implementar metodologias de gerenciamento de riscos, a fim de contribuir com a melhoria contínua dos processos e utilização adequada dos recursos disponíveis.
E seguir normas ajudará nesse processo. Como por exemplo as normas internacionais ISO, que estabelecem um documento padrão para a implantação do sistema de gestão de qualidade.
ISO 31000:2018 – Gestão de riscos – Diretrizes
ISO 31000 é uma norma de gestão de risco que visa estabelecer princípios e orientações genéricas sobre o assunto. A norma foi criada com o objetivo de tornar possível o gerenciamento de processos de diversos tipos de riscos de qualquer organização, independente do seu tamanho.
A norma fornece, de forma sucinta, diretrizes para gerenciar os riscos enfrentados pelas organizações. O documento aborda princípios, estrutura e processos para o melhor gerenciamento dos riscos corporativos.
O documento enfatiza a importância dos processos serem periódico, isto é, alterações e aprimoramentos devem ser realizados sempre que for preciso. O processo de gerenciamento de riscos deve estar integrado em todos os níveis da organização e alinhado com a cultura organizacional e os objetivos.
A norma também ressalta a relevância de uma liderança forte e o compromisso com o gerenciamento de risco, conforme descrito no tópico 5.2:
“5.2 Liderança e comprometimento
Convém que a Alta Direção e os órgãos de supervisão, onde aplicável, assegurem que a gestão de
riscos esteja integrada em todas as atividades da organização, e convém que demonstrem liderança
e comprometimento por:
— personalizar e implementar todos os componentes da estrutura;
— emitir uma declaração ou política que estabeleça uma abordagem, plano ou curso de ação da
gestão de riscos;
— assegurar que os recursos necessários sejam alocados para gerenciar riscos;
— atribuir autoridades, responsabilidades e responsabilização nos níveis apropriados dentro da
organização.”
Compreender o que a norma NBR ISO 31000:2018 diz sobre Gestão de Riscos ajudará a empresa se destacar entre os seus concorrentes a melhorar o desenvolvimento dos seus processos e atingir seus resultados.
Conheça o software Portal ISO, uma ferramenta completa para o Gerenciamento de Riscos e Oportunidades, com inúmeras funcionalidades que podem ser utilizadas para avaliar, abordar e monitorar riscos e oportunidades. O Portal ISO possui uma Análise SWOT completa. Os gráficos e relatórios para Gestão de Riscos e Oportunidades gerados pelo Portal ISO facilitam a tomada de decisão baseada em evidência. Para quem deseja conhecer melhor as funcionalidades do Portal ISO, é possível realizar um teste gratuito. Para mais informações, clique aqui.