Quais os elementos principais do processo de Gestão de Riscos?
Gestão de Riscos visa controlar os riscos para que os resultados da empresa não sejam prejudicados. Sua função é minimizar as perdas decorrentes de possíveis perdas, erros, fraudes, retrabalhos que possam acontecer. Para identificar e neutralizar um risco negativo, ou no caso de um risco positivo potencializar as oportunidades, é preciso controlar sua causa raiz. Por isso, um bom gerenciamento deve compreender os três principais elementos de um risco: evento, probabilidade e impacto.
Evento
Evento é uma situação que gerou o risco, seus resultados e consequências. É a causa, aquilo que gera o risco e tem potencial de afetar o desempenho da organização.
Probabilidade
A probabilidade refere-se à medição de o quão provável é que um risco ocorra. Esse elemento é essencial, pois gera todos os efeitos positivos ou negativos possíveis de um risco.
Impacto
O impacto refere-se à dimensão e extensão da consequência gerada por um risco, a partir da medição da relevância do risco para a empresa, levando em consideração o custo e tempo. Assim, é possível estabelecer quais serão os prejuízos e quais os recursos serão necessários para minimizar essa incerteza.
Esses três elementos são cruciais no processo de Gestão de Riscos. A partir deles, é possível calcular a exposição da organização a um certo tipo de risco. Fazendo com que a empresa dê a devida atenção às incertezas que tenham um alto potencial de prejudicar a sua produtividade e lucratividade.
Conheça o software Portal ISO, uma ferramenta completa para o Gerenciamento de Riscos e Oportunidades, com inúmeras funcionalidades que podem ser utilizadas para avaliar, abordar e monitorar riscos e oportunidades. O Portal ISO possui uma Análise SWOT completa. Os gráficos e relatórios para Gestão de Riscos e Oportunidades gerados pelo Portal ISO facilitam a tomada de decisão baseada em evidência. Para quem deseja conhecer melhor as funcionalidades do Portal ISO, é possível realizar um teste gratuito. Para mais informações, clique aqui.