Quais as características da Gestão de Risco?
Gestão de Risco é o gerenciamento das probabilidades de uma incerteza ocorrer e os impactos gerados por ela. Trata-se de uma avaliação cautelosa sobre qual nível de trabalho vem sendo realizado dentro da empresa, para se prevenir das possíveis situações de riscos.
Existem algumas metodologias que têm como objetivo gerenciar os riscos de uma organização. Entretanto, é possível identificar alguns pontos em comum entre elas. Normalmente, essa gestão adota os seguintes procedimentos: definição, mensuração, ação e controle. E dentre desses procedimentos, o gerenciamento de risco deve apresentar as seguintes características:
Ser introduzido em todos os processos organizacionais, principalmente no processo de tomada de decisão;
Ser dinâmico, sistemático, pertinente, amplo e transparente;
Tratar de forma objetiva as incertezas;
Basear-se nas melhores informações disponíveis para ser capaz de reagir às mudanças;
Levar em consideração os fatores humanos e culturais;
Gerar valor para a organização;
Promover a melhoria contínua dos processos organizacionais.
Se a eficácia da gestão de riscos nas empresas depende de todos os setores organizacionais, é importante que todos os colaboradores compreendam a importância do tratamento de riscos. Além do mais, entender como lidar com os processos sistemáticos ajudará a fazer com que o gerenciamento de riscos seja realizado com mais facilidade.
Conheça o software Portal ISO, uma ferramenta completa para o Gerenciamento de Riscos e Oportunidades, com inúmeras funcionalidades que podem ser utilizadas para avaliar, abordar e monitorar riscos e oportunidades. O Portal ISO possui uma Análise SWOT completa. Os gráficos e relatórios para Gestão de Riscos e Oportunidades gerados pelo Portal ISO facilitam a tomada de decisão baseada em evidência. Para quem deseja conhecer melhor as funcionalidades do Portal ISO, é possível realizar um teste gratuito. Para mais informações, clique aqui.