Quais são os Riscos Físicos?
Os riscos físicos são agentes causadores de acidentes e se manifestam em forma de energia, podendo afetar a saúde dos colaboradores da organização. Alguns riscos físicos são mais comuns, já outros são um pouco mais difíceis de serem encontrados nos ambientes de trabalho, isso dependerá das características de cada empresa.
Esses riscos podem causar sérios efeitos no trabalhador, bem como: tensões musculares, aceleração da pulsação, aumento da pressão sanguínea, secreções anormais, nervosismo, irritabilidade, fadiga mental, prejuízo no desempenho no trabalho, entre outros.
Conheça agora alguns exemplos de riscos físicos:
Vibrações – refere-se a qualquer oscilação de um corpo e se torna um risco dependendo da frequência e aceleração das oscilações, duração da atividade e onde está sendo aplicado no corpo. Podendo causar dores musculares, problemas na coluna e enfraquecimento dos ossos;
Ruídos – são oscilações resultantes de vibrações que se espalham no ar, causados por equipamentos, ferramentas ou gerados na atividade, e dependendo da intensidade podem prejudicar a audição do trabalhador;
Temperatura – exposição à temperaturas extremas (calor ou frio) por conta do ambiente ou da tarefa a ser realizada;
Radiações – são formas de energia que se propagam de um ponto a outro (energia em movimento) e dependendo da exposição podem causar danos à saúde. São classificadas em dois grupos: radiações ionizantes (como os Raios-X) e não ionizantes (com a radiação ultravioleta);
Umidade – exposição à ambientes de trabalho úmidos e pode causar quedas, doenças respiratórias e problemas na pele do trabalhador;
Pressões – quando o trabalhador exerce sua função em condições que a pressão do ambiente está acima ou abaixo das pressões normais, sendo um dos riscos mais perigosos.
Vale ressaltar que a gravidade do riscos físicos depende de sua concentração no ambiente de trabalho. Manter a segurança da equipe é essencial para que os processos ocorram de forma adequada na organização. Acidentes de trabalho são muito prejudiciais e podem gerar traumas físicos e psicológicos na equipe.
Portanto, realizar um controle adequado dos riscos físicos assegura a integridade dos colaboradores e garante uma produção contínua. São necessários avaliações técnicas do local de trabalho e da atividade a ser realizada para a implementação das medidas de controle.
Conheça o software Portal ISO, uma ferramenta completa para o Gerenciamento de Riscos e Oportunidades, com inúmeras funcionalidades que podem ser utilizadas para avaliar, abordar e monitorar riscos e oportunidades. O Portal ISO possui uma Análise SWOT completa. Os gráficos e relatórios para Gestão de Riscos e Oportunidades gerados pelo Portal ISO facilitam a tomada de decisão baseada em evidência. Para quem deseja conhecer melhor as funcionalidades do Portal ISO, é possível realizar um teste gratuito. Para mais informações, clique aqui.